Menu Home

Qual a melhor religião? Dalai Lama


Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

“No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

– “Santidade, qual é a melhor religião?”
(Your holiness, what`s the best religion?)

Esperava que ele dissesse:
“É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.”

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olho – o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta – e afirmou:
“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor.”
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
– “O que me faz melhor?”

Respondeu ele:
-“Aquilo que te faz mais compassivo”.

(e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável…Mais ético… A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião…”

Calei, maravilhado, e até os dias de  hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável…

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião. O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo…
Lembremos:
“O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos”.
A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física.
Ela está também nas relações humanas.
Se eu ajo com o bem, receberei o bem.
Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade: “terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros”.

Para muitos, ser feliz não é questão de destino… É de escolha. Pense nisso”…

Querido(a) leitor,

Acredito que Dalai Lama, mente aberta e vasta cultura, leu o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo,  publicado no ano de 1864 e muito lido até os dias atuais porque, no Capítulo 8, nº10, o autor Allan Kardec afirma que:  “toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo.”.

Muita paz,

Marlene Oliveira


Categories: Uncategorized

Tagged as:

Marlene Oliveira

Sempre gostei muito de ler e de escrever, sou uma pessoa tranquila, busco pensar positivo, viver com equilíbrio, expressar gratidão a Deus pela vida e por tudo o que nela há. Acredito que todos somos capazes de ter uma vida feliz. As mensagens deste blog não podem mudar o que te acontece, mas pode mudar a forma como você reage ao que te acontece. E eu te desejo muita paz!

8 replies

  1. Adorei o post! Essa era uma pergunta que frequentemente me fazia… Sásia resposta que Dalai Lama disse! Digna de grandes sábios espirituais!

    Duvida solucionada e porta aberta para novas reflexões!

    Luz e Paz

    1. O grande sábio espiritual é todo aquele que está em conecção com Deus, e sempre procura adquirir conhecimentos com ajuda de do Altíssimo Deus por intermédio do espírito santo.

  2. Sabe aquilo que você colocou em um comentário no meu blog?
    "Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião. O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo…"(Leonardo Boff)
    Adorei,vou postar na sessão pensamento da vez…
    Gostei muito do post, Dalai Lama é um grande sábio!
    Beijos!

  3. Sobre as religiões é algo realmente a se pensar, as pessoas se preocupam tanto com rótulos, templos, o pertencer a algum lugar, quando na verdade o que vale está dentro de nós.
    REsolvi deixar um pouco o luto de lado, postei um reflexão muito bacana do Arnaldo Jabor hoje no meu blog, e ela me relembrou de um livro de literatura infantil, já postei o livrinho também, tá a fim de se descontrair vai lá e leia a historinha muito boa.bjs

  4. Adorei o Post Lene. Ficou ótimo… E a religião é como diz o Sábio Dalai Lama: "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito". É aquela que te faz melhor."
    Na verdade estou cada vez mais convencida disso, pois acabei de chegar da Marlucia e fizemos orações por todos nós, de modo "ecumênico". Foi maravilhoso! Estamos na busca da felicidade plena.
    Que Deus possa estar abençoando a todos nós! Fique em Paz!!!
    Beijos no coração!

  5. Eu por aqui novamente! kkkkk

    Ensinamentos nunca são demais! Ainda mais na correria do dia a dia!

    Como é o nome de um blog que eu sigo "Religião é um meio e não um fim", que diz exatamente que ela é um vinculo, um elo para facilitar a nossa caminhada para o bem, mas não quer dizer necessariamente que "tal" religiao terá "tal" impacto em mim… Acredito que é como uma Universidade, cada um esta no curso que se adapta as suas necessidades/vontades.

    Se foi eu ou minha anja da guarda não sei, mas sei que a escolha de ter essa base espírita/espiritualista foi uma ótima opção pra mim NESSA VIDA, porque NESSA VIDA eu nao seguiria uma religião que falasse pra mim que depois da morte é o Ceu ou o Paraiso… Mas se fosse em OUTRA vida, com certeza seria NECESSÁRIO eu acreditar nisso…

    Otima "re-postagem"!

    Bom Fim de Semana!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *