Oração do Pai Nosso Explicada

Leitor(a) amigo(a) ,

Compartilho com você uma narrativa cheia de cores do Evangelho. Mateus (6:9-15). 

Pena que seja tão extenso. Destaco as partes mais importantes para que a leitura seja rápida:

[…]
“Os discípulos aguardam-No com carinho, ansiedade, e inquirem-No quanto à melhor forma de orar, como dizer todos os ditos da alma Àquele que é a Vida e que sabe das necessidades de cada um em particular e de todos simultaneamente. . .

Havia, sim, em todos, o desejo veemente de aprender com o Rabi, — que tantas lições lhes dispensara antes com invulgar sabedoria! — a mais eficiente das orações.

Inquiriam, porém: “se Deus nos conhece e sabe o de que temos maior urgência, por que se há de Lh’o rogar? Como fazê-lo, então?”
— “Ensina-nos a orar!” — pediu um dos discípulos, amigo devotado.

Seus olhos estavam incendiados de luz e nele havia aquela confiança pura da criança que se entrega em total doação e aguarda em tranquilidade enobrecida. O Mestre relanceou o olhar pelas faces expectantes daqueles que O buscavam seguir e desejavam adquirir forças para, no futuro, se entregarem inteiramente ao Evangelho nascente; 

Depois de sentir as ânsias que através dos tempos estrugiriam nos continuadores da Sua Doutrina, pelos caminhos do futuro, sintetizou as necessidades humanas em sete versos, os mais simples e harmoniosos que os humanos ouvidos jamais escutaram, proferindo a oração dominical. 

As frases melódicas cantaram delicadas através dos Seus lábios como se um coral angélico ao longe modulasse um cantochão de incomparável melodia, acompanhando suavemente. 

Uma invocação: “Pai Nosso que estás nos Céus;” (*)
Glorificação d’Aquêle que é a vida da vida, Causa Causica do existir, Natureza da
Natureza — Nosso Pai!

Três desejos do ser na direção da Vida, após a referência sublime ao Doador de
Bênçãos:
“Santificado seja o Teu Nome.
“Venha a nós o Teu Reino,
“Seja feita a Tua vontade, na terra como no céu;”
Eloquentes expressões de reconhecimento ao Altíssimo; humildade e submissão da alma que ora e se subordina às inexauríveis fontes da Mercê Excelsa; entrega total, em confiança ilimitada. Exaltação do Pai nas dimensões imensuráveis do Universo; respeito à grandeza da Sua Criação, através da alta consideração ao Seu Nome; resignação atual diante das Suas determinações divinas e divina presciência.
Canto de amor e abnegação!

Três rogativas, em que o homem compreende a própria pequenez e se levanta, súplice, confiante, porém, em que lhe não será negado nada daquilo que solicita:
“O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje; “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores; “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos de todo o mal.” A base da manutenção do corpo é o alimento sadio, diário, equilibrado, tanto quanto a vitalidade do espírito é a sintonia com as energias transcendentes — dá-nos hoje! Sustento para a matéria e força para o espírito, de modo a prosseguir no roteiro de redenção, no qual exercita as experiências evolutivas. Reconhecimento dos erros, equívocos e danos causados a si mesmo e ao próximo — perdoa-nos!, — ensejando reparação, através da oportunidade de refazer e recomeçar sem desânimo, superando-se e ajudando aos que nos são vítimas — como perdoamos aos que nos devem!… Forças para as fraquezas, em forma de misericórdia de acréscimo, multiplicando as construções das células e das energias espirituais; reconhecimento das incontáveis fragilidades que a cada instante nos sitiam e nos surpreendem — livra-nos de todo o mal!
* * *
A musicalidade sublime canta em balada formosa na pauta da Natureza, conduzida pelo vento.

A mais singela, a mais completa oração jamais enunciada.

Há emoções nos espíritos que reconhecem a responsabilidade de conduzirem o
sublime legado na direção do futuro.

A ponte de intercâmbio entre os dois planos do mundo está lançada. Transitarão,
agora, as forças mantenedoras do equilíbrio: “Pedi e dar-se-vos-á;” — exorou o Pomicultor Divino. “Ensina-nos a orar!” — rogara o discípulo ansioso.

As virações daquela hora embalsamam o ar de mil odores sutis e constantes, e há
festa nos corações.

O Reino de Deus está, agora, mais próximo. Divisam-se os seus limites e se
vislumbram as suas construções…

Nenhum abismo, nenhum óbice. Vencidas as indecisões, os caminhos se abrem,
convidativos, oferecendo o intercâmbio.

Aqueles homens que se levantarão logo mais da insignificância que os limita e irão
avançar no rumo do infinito, doravante, orando, estarão em comunhão permanente
com o Pai.

O homem sobe ao Pai no Céu — o Pai desce ao homem na Terra. Já não há um díptico. Do solilóquio chega-se ao diálogo. E do diálogo o espírito sai refeito, num grande silêncio de paz e vitalidade, exaltando o amor de Deus na potencialidade inexcedível da oração. “Ensina-nos a orar!” “Pai Nosso que estás nos Céus. . . “

***

Trecho retirado do livro Luz do Mundo, de Divaldo P. Franco / Amélia Rodrigues. 

Despeço-me rogando ao Pai que lhe abençoe com alegria no coração  e paz na alma!

Marlene Oliveira

Share

8 respostas para “Oração do Pai Nosso Explicada”

  1. 🙂 Boa Noite! Acabamos o culto agora!
    Já tinha lido, mas faltava comentar…

    Não sei porque mas sinto que influenciei quase diretamente você a criar essa postagem! Acho que foi minha dúvida, não?!?! 😉

    Como sempre, adorei sua postagem! Como você sabe, desconheço muito esses textos bíblicos, de épocas mesmo… É através de você e de suas postagens que estou procurando mais sobre o assunto! 🙂

    Ficou muito bem explicada, ficou muito bom o resumo! 🙂

    Novamente, parabéns pelo post! Agora já vou…

    Luz e Paz
    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. [url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
    [b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
    Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet…
    [b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code